- 26% de participação nas vendas;
- 18% de crescimento na base de e-mails;
- Segmentação e personalização da base de clientes;
O cliente
A UMA é uma marca de moda contemporânea, com essência independente e atemporal.
Fundada por Raquel e Roberto Davidowicz em 1997, desde o início a proposta é atender consumidores globais, focando em produtos de qualidade, relações de trabalho justas e uma estética moderna, independentemente de idade ou tamanho.
Em 2020, criou a Uma X: uma linha jovem, sustentável e inclusiva aos gêneros, que prima pelo consumo consciente com transparência.
A marca possui lojas em São Paulo e no Rio de Janeiro e está presente em multimarcas pelo Brasil e em e-commerces internacionais.
A solução
O desafio de uma marca high ticket e com produtos exclusivos é a presença online e o uso dos canais de aquisição tradicionais para um e-commerce.
Mirando este objetivo, a UMA priorizou a necessidade de elevar ainda mais a personalização como forma de se diferenciar, concentrando-se nas estratégias de CRM.
A primeira ação foi desenvolver um calendário de ações com disparos regulares e uma frequência semanal de envios de e-mails. Conforme os envios, os dados foram se apresentando para sustentar a tomada de decisões e chegar em novas segmentações.
A segunda ação foi usar as bases do e-commerce com as lojas físicas, garantindo uma comunicação mais objetiva e personalizada. A proposta foi impactar não só por comportamento, mas por geolocalização, com campanhas de “retire na loja” e outras formas de convidar a pessoa a visitar o espaço físico da marca para conhecer as novas coleções e presenciar a exclusividade da marca.
Além disso, foi importante o entendimento da relevância do cliente VIP. No caso da UMA, trata-se de um diferencial importante. Pelo posicionamento da marca, é um grupo extremamente engajado, tanto no on como no off line.
Por último, reforçamos o olhar sobre o design dos e-mails, entendendo a necessidade de transmitir toda exclusividade e qualidade dos produtos únicos e atemporais.
A partir dessa estratégia, foi possível gerar interesse no público, trabalhando a evolução da SALE de acordo com a disponibilização dos produtos e suas características (tamanho, cor e categoria), além de garantir um senso de urgência pela exclusividade e tempo da ação.
O resultado
O time de CRM da Universo E-commerce ajudou a marca de moda a ter o e-mail como principal um dos principais canais de vendas do e-commerce, obtendo um share de vendas de 26%.
O engajamento alcançado na ação ainda gerou um crescimento de 18% na base geral, obtido por conta da estratégia de captação de leads com mídia e o início das vendas no internacional.