Farma 22: alcançou o topo do Google, competindo com gigantes do setor

  • Crescimento de 115% na receita orgânica;
  • Crescimento contínuo de 15%;
  • Aumento de 100% em palavras-chaves na primeira página do Google; 

O cliente

A Farma 22 foi fundada em 1997, em Guarulhos, no dia 22 de setembro. Mas a trajetória dos fundadores no segmento começou em 1986, com a Drogaria Major.

Privilegiando a experiência de compra, independentemente da etapa na qual o cliente está na jornada, a marca posiciona-se como uma empresa que proporciona saúde e não apenas vende medicamentos.

A Farma22 tem passado por uma revolução com a nova gestão, trazendo inovação e um modelo de negócio extremamente competitivo. Com 4 lojas em Guarulhos, a marca hoje briga de igual para igual com grandes redes.

A solução

Em 2024, a Farma 22 encontrava-se em um momento de migração de tecnologia do site (VTEX legado para VTEX.IO) e precisava recuperar as sessões do canal orgânico, que havia sido reduzido após a migração. 

Até então, a empresa não havia conseguido resultados muito significativos com SEO. O cenário era de muitas aparições como resultado para pesquisas informativas e estratégias de SEO tradicionais, que na prática, traziam resultados com pouco crescimento     

Após aplicar o diagnóstico de SEO e entender as necessidades do cliente e do setor farmacêutico, a Universo E-commerce focou nas otimizações de produtos curva A e B. O objetivo, alcançado, foi conseguir aparecer como resultado orgânico para termos exatos de medicamentos, privilegiando buscas comerciais e oportunidades em produtos com bom posicionamento.

As ações concentraram-se nas seguintes frentes:

  • Otimização de linkagem interna no site, com criação de Sitemap HTML;
  • Otimização de conteúdo para categorias, linkando para categorias relacionadas e principais produtos;
  • Utilização do blog como estratégia de aumento de autoridade para o e-commerce, visando impactar positivamente o topo de funil, além da produção de textos de apoios para clientes da Farma 22;
  • Link building para as principais categorias com objetivo de aumentar a autoridade das páginas;
  • Resolução de problemas de status code no Google Search Console; 
  • Inserção de dados estruturados nas páginas.

Os resultados

Com esse projeto de SEO focado na otimização de várias frentes da loja virtual, a Farma 22 registrou:

  • crescimento de 115% em receita no comparativo ano a ano e 25% no comparativo mês a mês;
  • crescimento contínuo de 15% em sessões desde janeiro de 2024;
  • aumento de 100% em palavras-chaves na primeira página do Google; 
  • alcance de uma taxa de ROI de 24%.

COMPARTILHAR

Relacionadas

plugins premium WordPress